A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para mudanças no tempo ao longo desta semana. As temperaturas máximas não devem passar de 20ºC.
Nesta terça-feira (09), o estado amanheceu com céu encoberto em todas as regiões, devido à influência de um sistema de baixa pressão. Há previsão de chuvas mais intensas do centro ao leste, com risco baixo a moderado de alagamentos. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, podendo atingir até 70 km/h nas áreas costeiras.
As temperaturas variam entre 0°C e 4°C na Serra, alcançando entre 9°C e 12°C na Grande Florianópolis Litorânea e áreas próximas. As máximas não devem ultrapassar os 10°C em muitas regiões do estado. O risco de doenças cardiovasculares e hipotermia é moderado a alto, enquanto o mar permanece agitado, com ondas entre 2,0m e 2,5m.
Para quarta-feira (10), o tempo segue instável com chuvas persistentes no centro e leste devido a uma área de baixa pressão atmosférica. O risco de alagamentos permanece, com ventos moderados e temperaturas variando entre 10°C e 13°C nas regiões costeiras. No interior, as mínimas podem chegar a 3°C, com temperaturas máximas entre 13°C e 18°C em algumas áreas.
Na quinta-feira (11), espera-se tempo encoberto com variação de nuvens, mas a formação de uma frente fria trará chuvas e temporais, especialmente ao norte do estado, com raios, ventos fortes e possível queda de granizo. As temperaturas se manterão baixas, com riscos moderados para ocorrências relacionadas à saúde.
A tendência para os próximos dias indica que na sexta-feira (12), a frente fria seguirá provocando chuvas na metade leste, enquanto sábado (13) e domingo (14) terão períodos de instabilidade, com chuvas distribuídas por todo o estado.