O Hospital Regional de São José (HRSJ), referência em atendimentos de trauma na Grande Florianópolis, enfrenta aumento expressivo de acidentes envolvendo motociclistas. Em 2023, 83% dos casos de trauma atendidos no hospital envolveram motos, com a maioria das vítimas sendo jovens entre 18 e 30 anos.
Segundo o diretor Daywson Koerich, o número de internações por traumas triplicou nos últimos anos. “Antes da pandemia, eram 140 pacientes internados por mês. Hoje, já chegamos a 400”, afirmou. Até agosto, a unidade atendeu 2.484 vítimas de acidentes com motocicletas.
Com o aumento da demanda, o hospital precisou expandir sua capacidade. “Tivemos que ampliar leitos e readequar o centro cirúrgico para suportar esse crescimento”, explicou Koerich. O HRSJ realizou, até o momento, mais de 13,5 mil cirurgias ortopédicas e de traumatologia neste ano.
O diretor destacou ainda a importância de repensar a violência no trânsito para reduzir o número de cirurgias e as sequelas desses acidentes. O HRSJ atende casos de urgência 24 horas por dia, além de oferecer serviços especializados em ortopedia e terapia intensiva