Obras da ETE Potecas avançam com conscientização ambiental em escolas

    Fotos: Projeto Socioambiental ETE Potecas/Acervo CASAN/Divulgação

    As obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Potecas, em São José, seguem em ritmo acelerado. Atualmente, 100% das fundações estão concluídas e 40% do espaço físico já foi construído. Esse projeto se destaca como uma das maiores iniciativas de saneamento em andamento em Santa Catarina. Além disso, a CASAN está investindo no diálogo com a comunidade local e nas escolas da região, por meio de um projeto socioambiental que visa minimizar os impactos das obras e conscientizar sobre a importância do saneamento.

    Projeto Socioambiental nas escolas

    Ao mesmo tempo em que a construção avança, a CASAN promove ações de Educomunicação nas comunidades vizinhas. Nesta sexta-feira (13), a Escola de Ensino Fundamental Dr. Homero de Miranda Gomes receberá mais uma dessas iniciativas. A atividade busca tornar o aprendizado mais interessante e dinâmico para as crianças, utilizando meios de comunicação como ferramentas pedagógicas.

    Os alunos terão a chance de gravar vídeos sobre os temas abordados em sala de aula. Anteriormente, a turma já participou de aulas sobre o uso consciente da água e a preservação das matas ciliares. Nestas aulas, os estudantes também realizaram experimentos práticos, que ilustraram os processos de erosão.

    Avanço das obras da ETE
    Publicidade

    A construção da nova ETE Potecas segue com grandes progressos. Recentemente, a CASAN concluiu a concretagem da laje de fundo do último tanque de aeração. Durante essa operação, 83 caminhões betoneiras foram usados para depositar 664 metros cúbicos de concreto em uma operação que durou 13 horas. Atualmente, 13 das 16 estruturas previstas já estão em pleno andamento.

    Capacidade e tecnologia avançada

    Com a conclusão da obra, a nova estação de tratamento terá capacidade para depurar 600 litros de esgoto por segundo, o que representa um aumento de 42% em relação à unidade atual. O novo sistema, que utiliza tecnologia de lodos ativados por aeração prolongada, vai garantir maior eficiência no tratamento do esgoto. Além disso, o controle de odor e a remoção complementar de fósforo garantirão a qualidade do efluente final, que será devolvido ao meio ambiente de forma mais segura.

    Publicidade