As Forças de Segurança de Santa Catarina planejam uma operação especial para o show de Paul McCartney, que ocorrerá no dia 19 de outubro, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O evento, que deve atrair um grande público, requer uma ação coordenada das autoridades para garantir a segurança de todos.
Na quarta-feira, 25 de setembro, representantes da Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP-SC), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Ministério Público, Procon-SC, PRF e secretarias municipais se reuniram para discutir as principais medidas de segurança. Além disso, a empresa responsável pela organização do evento também participou do encontro.
Para reforçar a segurança, a Polícia Militar e a Polícia Civil vão intensificar o policiamento nos arredores do estádio e nas ruas próximas. Além disso, a delegacia móvel vai permitir o registro rápido de ocorrências, enquanto a central de plantão policial no Aeroporto de Florianópolis atenderá possíveis incidentes relacionados ao show. Viaturas, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio estarão posicionados para atender qualquer emergência.
O secretário de Segurança Pública de SC, coronel Flávio Graff, ressaltou que a realização de um evento internacional desse porte em Santa Catarina reafirma a confiança no estado como um dos mais seguros do Brasil. Nesse sentido, ele também destacou a responsabilidade das Forças de Segurança em oferecer um ambiente seguro para o público.
Vistoria
Antes do evento, a Polícia Civil realizará uma vistoria completa no estádio para garantir que todas as normas de segurança estejam devidamente cumpridas. Ademais, a delegacia móvel, instalada nos arredores do estádio, ficará à disposição para registrar ocorrências e prestar informações ao público. A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) também vai atuar com policiais especializados para intervir em casos mais complexos. Além disso, agentes à paisana estarão no interior do estádio, oferecendo segurança adicional.
Policiamento
A Polícia Militar recomenda que o público chegue cedo, já que os portões abrirão às 17h30. Dessa forma, será possível evitar filas e garantir um acesso mais tranquilo. A corporação vai mobilizar mais de 400 policiais, que atuarão em três turnos, para garantir segurança durante todo o evento. Desde as primeiras horas da manhã, a Polícia Militar estará presente na região para impedir a atuação de flanelinhas e ambulantes. Durante a noite, o foco será a segurança no escoamento do tráfego ao final do evento. Além disso, o policiamento será feito a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas, garantindo a cobertura completa da área. Um posto de comando será instalado próximo ao Portão 2, onde o público poderá buscar auxílio em caso de necessidade.
Bolsões de estacionamento
Com o objetivo de facilitar o acesso ao evento, a Polícia Militar recomenda que o público utilize preferencialmente o transporte coletivo. Para quem optar por ir de carro, estarão disponíveis bolsões de estacionamento na Via Expressa Sul, com vagas adquiridas antecipadamente. A partir desses locais, ônibus levarão as pessoas diretamente ao evento. Nas proximidades do estádio, haverá estacionamento privado, no entanto, com vagas limitadas.
Além disso, a Polícia Militar garantirá a segurança desses estacionamentos e orienta o público a não aceitar ofertas de flanelinhas. Em caso de qualquer problema ou ameaça, a PM deve ser acionada imediatamente pelo telefone 190. Ainda que o planejamento busque minimizar os impactos, é provável que ocorram filas na saída do estádio.
Dicas de segurança da Polícia Militar
Para uma experiência segura, a Polícia Militar oferece algumas orientações importantes:
- Não deixe objetos de valor em seus veículos estacionados em via pública;
- Dê preferência aos estacionamentos que possuam segurança (bolsões, aeroporto e demais), para manter a segurança de seu veículo e patrimônio;
- Se for beber, não dirija;
- Qualquer dificuldade ou problema com flanelinhas, ambulantes ou alguma demanda de quebra da ordem pública, acione a Polícia Militar, pessoalmente, ou ainda, pelo número telefônico 190, ou pelo aplicativo PMSC Cidadão;
- Deixe sempre aparelho de telefone celular seguro, e que não esteja exposto e de forma aparente, para evitar furto deste aparelho;
- Se for estacionar em via pública, dê preferência a locais iluminados;
- Quando trancar o veículo em via pública, certifique-se de que a porta está devidamente trancada, pois há aparelhos eletrônicos (“chapolins”) que conseguem cortar o trancamento das portas a distância, sempre confira diretamente na maçaneta da porta do veículo.