Foi iniciada em abril a reforma do Centro Multiuso de São José. As obras de manutenção são executadas para que o local possa voltar a receber eventos. A última vez em que um evento foi realizado no local foi em dezembro de 2018, uma formatura.
Agora a Fundação Municipal de Esporte e Lazer e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo trabalham conjuntas na recuperação do teatro e da arena, os dois grandes espaços do Cento Multiso, além de a prefeitura consertar a parte externa.
Na primeira etapa de intervenções, na arena, já foi feita a restauração do sistema elétrico, a instalação de novas telhas, troca de vidros, forro e adequações na parte de segurança. A Fundação de Cultura também já concluiu a obra de recuperação do telhado do teatro e agora executa a reforma da parte externa, com a troca e manutenção das placas de ferro da fachada, além de nova pintura.
“Posteriormente serão efetuadas ainda a reforma da parte elétrica, hidráulica e o forro do espaço interno do teatro”, explica a superintendente da Fundação de Cultura e Turismo, Joice Porto, ao lembrar que a pintura e limpeza do estacionamento já foram realizadas.
“O Centro Multiuso é um patrimônio importante para São José, tanto pela amplitude da sua edificação quanto pela capacidade de receber grandes eventos, por isso, estamos trabalhando para reabrir este espaço para que a sociedade possa ter acesso a eventos culturais e esportivos”, destaca a prefeita Adeliana Dal Pont, que nesta semana, esteve no local para acompanhar de perto a revitalização.
Vandalismo no Centro Multiuso
O Multiuso está fechado para o uso desde que foi alvo de vandalismo, com furtos de materiais como cabos elétricos. Para garantir a segurança no local, houve o reforço da Guarda Municipal. “Estamos mantendo guarnição fixa no local e em circulação na Beira-Mar. O planejamento é contar com guarnições 24 horas todos os dias da semana para evitar que novas depredações ocorram”, afirma o comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza.
A partir da revitalização, a Fundação Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Esporte administrarão o Centro Multiuso em conjunto. Uma equipe da Fundação de Cultura ficará responsável pelo teatro Hermelinda Izabel Merize. Já a Fundação de Esporte terá sua sede transferida para o local e será responsável pela arena. A atual sede da Fundação de Esporte passará a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
“Vamos dividir a administração do Centro Multiuso para que o Município tenha novamente neste local ações intensificadas na área do esporte, lazer, e cultura”, assinala o superintendente da Fundação de Esporte e Lazer, João David Garcia.
Com mais de 11 mil quadrados, o Centro Multiuso de São José possui um teatro com capacidade para um público de 780 pessoas e uma arena com arquibancadas para 3,1 mil pessoas, podendo aumentar a capacidade de público para 4,6 mil com a inclusão de cadeiras no local.
O Multiuso está localizado na Avenida Beira-Mar de São José, uma das vias mais usadas por moradores e visitantes que aproveitam a extensão de 2,6 quilômetros para prática de atividades físicas e lazer. A estrutura está agregada aos equipamentos da Beira-mar de São José como a pista de corrida e caminhada, as academias ao ar livre, o parquinho infantil, as quadras esportivas e a ciclovia.