A Câmara de Vereadores de São José promoveu, na tarde de terça-feira (15), uma roda de conversa sobre mobilidade urbana. O evento reuniu representantes do poder público, técnicos e moradores. Além disso, contou com a apresentação do secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Matson Cé, o debate marcou o início de uma série de encontros. Nessas reuniões, serão discutidos temas como mobilidade, saúde, segurança nas escolas e bullying. Ele lembrou os investimentos já realizados pelo município. No entanto, lamentou o uso limitado do Contorno Viário da Grande Florianópolis.
“Quem avalia o fluxo do Contorno Viário percebe que ele poderia ser muito maior”, afirmou. Por isso, Matson e outros vereadores defenderam a regulação do tráfego de caminhões na BR-101. Assim como em São Paulo, a proposta é obrigar os veículos pesados a utilizarem o contorno, reduzindo o impacto no trecho urbano.
Durante o debate, Nardi Arruda apresentou os principais gargalos enfrentados pela cidade. Segundo ele, a BR-101 corta São José em quatro partes. Como resultado, a rodovia dificulta a fluidez do trânsito e prejudica a ligação entre os bairros.
“Precisamos do entendimento dos governos estadual e federal. A rodovia é pensada como se fosse apenas deles, sem considerar a realidade da cidade”, disse o secretário.
Além disso, ele citou o fechamento do acesso ao Mercado Prado, próximo ao viaduto da Serraria. A decisão, tomada pela concessionária da BR-101, foi unilateral. Com isso, todo o tráfego foi desviado para a Rua Itália, que não tinha estrutura adequada.
“A comunidade sofreu por mais de um ano. Era uma via de lajotas. Tivemos que correr com projeto, licitação e asfaltamento”, relatou Arruda.
Outro ponto levantado foi o controle dos semáforos, que está nas mãos da concessionária. Dessa forma, o município perde autonomia para melhorar o fluxo local. Em bairros como Forquilhinhas, Sertão do Maruim e Forquilhas, há filas constantes. Isso ocorre, conforme o secretário, pela falta de sincronia e planejamento nos cruzamentos com a BR-101 e SC-281.
“A gente não consegue atravessar de um bairro para o outro porque estamos privilegiando uma rodovia federal no meio da cidade”, afirmou.
Além disso, Nardi destacou a ausência de viadutos, pontes e vias alternativas. Ele defendeu, por exemplo, a construção de um elevado na região da Vera Rio. Também citou a necessidade de uma ponte na área do Brasil da Cadiça, que facilitaria o acesso ao bairro Aeroparque.
“Precisamos da ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal para pensar essas mudanças. Só assim poderemos unir os bairros e melhorar os deslocamentos”, completou.
Segundo Matson Cé, a roda de conversa foi um passo importante. A ideia é pressionar os entes estaduais e federais por soluções concretas. Por fim, ele garantiu que o Legislativo continuará atuando para garantir melhorias na mobilidade e ampliar a autonomia da cidade na gestão do trânsito.
Além do presidente, participaram os vereadores Edilson Alzemiro Vieira, Alexandre Rosa, Romeu José Vieira Neto, Alexandre Cidade, Neri Osvaldo do Amaral, Marcus Vinicius de Andrade e Vinicius Ramos.