Nesta segunda-feira (24/6), a Câmara Municipal de São José implantou o certificado digital em seus processos. Agora os 19 vereadores e vereadoras poderão assinar documentos — pareceres em projetos de lei, indicações, requerimentos, entre outros — por meio da assinatura eletrônica.
O sistema faz parte do planejamento estratégico implementado pela atual mesa diretora em busca da redução do uso de papel, bem como da digitalização de vários processos internos como forma de ampliar a transparência e reduzir custos/desperdícios.
“O objetivo é utilizarmos cada vez mais os recursos eletrônicos que a Câmara tem disponível. Isso também vai tornar os processos mais transparentes”, declarou Michel Schlemper, presidente do Legislativo.
O que é o certificado digital
O certificado digital é uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Ele equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual, mas de forma segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.