Os Jogos Escolares de Florianópolis (Jesf) foram abertos nesta segunda-feira (1/7), promovidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude da prefeitura e Fundação Municipal de Esportes.
Os participantes são alunos entre 11 e 16 anos regularmente matriculados em escolas de toda rede pública e privada da cidade de Florianópolis, divididos em duas categorias: 11 a 13 anos; 14 a 16 anos, em ambos os sexos.
As equipes vencedoras em cada modalidade adquirem o direito de representar o município de Florianópolis nas competições relativas aos Jogos Escolares de Santa Catarina de acordo com a faixa etária do ano seguinte na referida modalidade.
É permitida a participação de uma delegação, em cada modalidade e sexo, formada por alunos pertencentes a um estabelecimento de ensino, que deve ser das escolas do município, estado, particulares e federal da cidade de Florianópolis.
Ao todo são 25 modalidades que são subdivididas em várias categorias: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Beach Soccer, Bocha, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-Jítsu, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Punhobol, Remo, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Triathlon, Voleibol, Vôlei de Praia, Xadrez.
A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Florianópolis (Jesf) contou com a presença de representantes de 35 escolas da capital. Evento foi realizado no ginásio do IEE e reuniu secretário de Esportes de Florianópolis, Ed Pereira, o prefeito, Gean Loureiro, e demais autoridades do esporte e educação.