Há 24 anos nascia o projeto Troca Troca Literário no Colégio Maria Luiza de Melo, o Melão, no bairro Kobrasol, em São José. Desde então esse trabalho é desenvolvido com os anos iniciais do ensino fundamental, envolvendo 876 estudantes de 32 turmas dos períodos matutino e vespertino. Em mais de duas décadas, a iniciativa vem marcando a vida dos alunos, reforçando a importância da leitura para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada pessoa.
De acordo com a professora Graziela Regina dos Santos, o objetivo do projeto é despertar o prazer de ler e incentivar o hábito da leitura. “Buscamos criar situações de ensino de modo a desencadear a aprendizagem das crianças no processo de participação nas atividades, oportunizando ler e escrever, ouvir, falar, brincar, cantar, contar, criar e imaginar”, explica.
Já a professora Devineli Stanck Godoi lembra que o envolvimento das crianças em diversas obras literárias é inspirador para os professores. “Todo esse envolvimento nos inspira a escolher títulos como ‘O Mundo de Oyá’, da escritora Gisele Marques, que elenca o legado cultural produzido historicamente, referente às distintas manifestações de matrizes africanas”, pontua.
A supervisora escolar Luciene Maria Coelho, criadora do projeto, diz que o Troca Troca Literário é feito em diversas etapas, como a análise e escolha dos livros, aquisição, planejamento das atividades e desenvolvimento. “Esse ano foram escolhidos 27 títulos de literatura infantil e a socialização com a comunidade escolar aconteceu no auditório do colégio, na última semana de novembro, onde as apresentações culturais, como teatro, dança e música encantam os espectadores e familiares”, ressaltou.
Luciene é autora do livro “Ostrelinha”, que foi adotado pelas turmas de primeiro ano da professora Kátia Vieira. Na apresentação, as crianças mostraram seu interesse pelo mundo das letras. O aluno Davi Vargas dos Santos Otto Martins falou ainda sobre curiosidades de como se criam as pérolas, com termos científicos e tudo.
Nesse universo da literatura, a hora da troca dos livros entre as turmas é cheia de encantamentos, curiosidades e surpresas. O momento justifica o nome do projeto, dando ao estudante a possibilidade de conhecer vários títulos. “Cada livro é um sonho, uma viagem, repleto de fantasias e saberes. As crianças ampliam o número de exemplares lidos durante o ano e procuram incentivar os colegas a viverem essa experiência, multiplicando o encantamento pelas obras e suas histórias”, afirma a diretora geral, Maria Rosicléa da Silva Guarezzi.
+ Contar e encantar: projeto Hora do Conto Itinerante completa cinco anos em São José