Prefeitura e Casan iniciaram na quarta-feira (12/9) um serviço de limpeza na tubulação de drenagem pluvial de 70 metros de extensão que vai da Rua João Meirelles, no Abraão, até a Avenida Ivo Silveira, em Capoeiras.
Trata-se de ação preventiva para que a pista da avenida que passa por debaixo do viaduto da Via Expressa não alague mais com as fortes chuvas, até que a tubulação de 80 cm de diâmetro seja trocada por galerias de quatro metros quadrados. Nas últimas ocasiões, com a interrupção da passagem de veículos pelo trecho da Av. Ivo Silveira, uma enorme fila se formou na Beira-mar de São José.
Segundo a prefeitura de Florianópolis ainda é necessário elaborar esse projeto, mas já se sabe que as galerias vão passar por baixo de adutora da Casan.
Na limpeza da primeira metade da tubulação foram retiradas duas toneladas de resíduos como galhos de árvores, garrafas PET, cobertores, bolsas, sapatos e sacos plásticos, entre outros. A prefeitura estimava que outras três a quatro toneladas de material deste tipo ainda devem sair da outra metade da tubulação durante o serviço que continuará a ser executado nesta quinta-feira (13/9).
O trabalho envolve a mão de obra de 16 operários da Prefeitura e da Casan, e a utilização de dois hidrojatos, uma escavadeira e dois caminhões Truck.