A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela BR-101/SC e pelo Contorno Viário da Grande Florianópolis, alertou sobre os riscos causados por acessos irregulares em rodovias. O Contorno de Florianópolis, projetado para desviar o tráfego pesado da BR-101, registrou 10 tentativas de acessos irregulares em 45 dias. A via tem apenas seis acessos autorizados e permite velocidades de até 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.
Segundo a concessionária, alguns motoristas têm removido defensas metálicas e utilizado a faixa de domínio de forma indevida. Essas práticas irregulares podem resultar em graves colisões laterais ou traseiras, uma vez que não existem vias de desaceleração ou aceleração adequadas para essas entradas.
O diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, destacou que a continuidade dessas ações pode comprometer a segurança e a função do Contorno como corredor expresso. “Estamos falando de vidas. É fundamental manter o Contorno em sua configuração original para garantir a segurança de todos”, afirmou Sass.