Adeliana Dal Pont, coordenadora da Escola do Legislativo da Alesc, tem aproximado a instituição dos municípios de Santa Catarina, oferecendo cursos e oportunidades na área da educação para as câmaras municipais. No contexto das eleições de 2022, a ex-prefeita do PSD de São José, que foi a única mulher a comandar um grande município catarinense pelo partido, desponta como um dos principais nomes a concorrer a deputada estadual.
O grupo de apoiadores de Adeliana tem se reunido frequentemente em todas as regiões do Estado. O fato de ter sido prefeita de São José, quarta maior cidade de Santa Catarina, e também presidido a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), contribui para a formação da rede de lideranças, que têm aderido ao projeto. Adeliana também preside o PSD Mulher no estado, o que reúne muitas vereadoras e lideranças femininas no seu time. “Mais de 50% da população catarinense é composta por mulheres. No legislativo estadual, somos somente 15%. As mulheres precisam ocupar mais espaços e ter voz ativa”, diz Adeliana.
Mas a prefeita, quando fala em políticas públicas, não se restringe ao público feminino: “Eu sempre trabalhei pelas pessoas. Entrei na vida pública para ajudar a construir uma Santa Catarina melhor para todos. Queremos um Estado forte, principalmente para os cidadãos que mais precisam, com mais oportunidades e com a segurança de que vamos ter trabalho, saúde, educação e comida na mesa dos catarinenses”.