Com a autorização do Iphan, a obra de alargamento da Praia de Jurerê, em Florianópolis, pode iniciar. A previsão da prefeitura é que o trabalho comece em fevereiro. Algumas tubulações para a execução já estão no local.
O objetivo dos alargamentos (o terceiro na cidade) é a recuperação da faixa de areia como existia anteriormente, bem como conter a erosão marinha. Em alguns pontos da praia de Jurerê as ondas chegam a bater nos muros de imóveis construídos muito próximo da areia.
Os recursos são 50% do governo do estado e 50% financiados no Banco do Brasil, no total de R$ 24 milhões. A obra deverá despejar 491 mil m³ de areia na praia para ampliá-la em até 30 metros. Os grãos de areia, retirados de uma jazida submarina, têm características similares aos da praia atualmente, em termos de tamanho e colocaração.
Monitoramento
O trabalho de refazer a praia de Jurerê, segundo o projeto, terá um monitoramento ambiental, além da obra em si, porque o ambiente pode ser impactado pelo transporte de grande massa de areia. Em Ingleses, por exemplo, foi comum o derramamente de óleo da draga que fazia o trabalho, deixando resíduos e forte cheiro de diesel na orla.
Haverá equipe técnica acompanhando a draga, com monitoramento da flora e fauna durante todo o período de obras. Conforme a prefeitura, “os planos e programas ambientais serão os de sinalização, ruídos, biota aquática e terrestre, além de parâmetros oceanográficos, evolução da linha de costa, perfil praial, qualidade de água e sedimentos, da restinga, canais de drenagem”. “É por isso que um projeto desse tipo leva três vez mais tempo do que o prazo para executar as obras”, divulgou o prefeito, Topázio Neto, em suas redes sociais. A execução deverá durar até 45 dias.
Acompanhe as notícias no whatsapp