A Arteris não vai conseguir cumprir mais um prazo para concluir o Contorno Viário da Grande Florianópolis, estimado recentemente em fevereiro de 2024.
Nesta sexta (20/10) a multinacional informou à ANTT que agora vai tentar terminar a obra até julho do ano que vem. O novo prazo foi apresentado em visita do diretor da agência ao contorno, que afirmou que fará inspeções semanais. A Arteris afirma que vai tentar “antecipar” esse prazo.
Restam 15% de execução, principalmente no trecho sul de Palhoça. Entre os principais pontos estão os entroncamentos do contorno com a BR-101, a BR-282 e o Túnel 2.
O atraso mais recente ocorreu porque esse trecho ficou dois meses sem avanço, após Arteris e a empreiteira Azevedo & Travassos se desentenderem. A concessionária já havia quebrado contrato com outras empreiteiras ao longo da obra.
Até agora, usuários da rodovia BR-101 Norte em Santa Catarina, trecho de concessão da Autopista Litoral Sul, gastaram R$ 3 bilhões para bancar a obra, que deverá ter custo total de R$ 3,9 bilhões, aproximadamente. O custo inicial previsto era cerca de 10 vezes menor.