A Prefeitura de Florianópolis é uma das 16 da Grande Florianópolis que vai manter o decreto de suspensão de aulas presenciais. As prefeituras da região foram notificadas pelo Ministério Público de que não poderiam suspender as atividades escolares antes de outros segmentos não essenciais. A decisão de suspender as aulas prensenciais na região está dentro de um pacote de medidas adotado em conjunto pelo municípios com regras mais restritas dos que as estaduais, que está em vigor até 23 de março.
Seis municípios resolveram cancelar a suspensão das aulas presenciais. Em São José houve uma decisão judicial obrigando o retorno das aulas, que ocorrem já nesta quinta-feira (18/3).
Em Florianópolis, a prefeitura aguarda se haverá alguma posição da justiça e não apenas a notificação do MPSC. A prefeitura alertou também para os casos de coronavírus nas escolas e que um eventual retorno das aulas irá agravar ainda mais a situação. De acordo com a Secretaria de Educação, são 61 escolas com casos confirmados de Covid-19.
Até o momento, são 207 casos confirmados de coronavírus em escolas da capital, sendo 72 alunos e 75 professores, 60 outros colaboradores do núcleo escolar e 23 escolas com surtos ativos. Seguem em investigação também 1.554 contatos de casos positivos e 253 casos suspeitos, aguardando coleta ou resultado de exame.
+ Florianópolis vacina idosos de 76 e 77 anos nesta semana
A prefeitura salientou ainda que todos os ambientes, incluindo as escolas, devem seguir os protocolos de segurança sanitária e notificar imediatamente os casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. A Vigilância em Saúde criou um canal de comunicação direto com as escolas para essa notificação e investigação epidemiológica, de modo a reduzir as transmissões.