Após decisão colegiada do Governo do Estado de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira (16/3) a Secretaria de Estado da Educação passa a adotar os procedimentos para a suspensão das aulas nas redes públicas e na rede privada em território catarinense, pelo período de 30 dias, a partir de quinta-feira (19), com possibilidade de prorrogação.
Até o momento há sete casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina: três na Florianópolis, dois em Rancho Queimados, um em Joinville e um em Braço do Norte.
“Precisamos pensar no bem coletivo. Decidimos pela suspensão das aulas para reduzir a circulação de pessoas e, com isso, conter a propagação do vírus no estado. Todas as nossas medidas são neste sentido”, observou o governador Carlos Moisés.
A decisão integra o conjunto de ações preventivas para a contenção do coronavírus em Santa Catarina. Alunos da rede estadual que não forem a partir desta terça-feira (17/3), terão as faltas abonadas. Pais que tiverem condições e preferirem que seus filhos fiquem em casa poderão optar por isso sem prejuízo em relação aos conteúdos didático-pedagógicos, pois, segundo o governo, serão feitas atividades de revisão. Na universidade estadual as aulas também foram suspensas. Outros municípios já haviam decidido pela suspensão de aulas.
O governo estadual também proibiu, por 30 dias, a realização de eventos públicos e privados que reúnam mais de 200 pessoas em local aberto ou mais de 100 pessoas em ambiente fechado. O decreto será publicado nesta terça.
Restrições em SC
A suspensão, por 30 dias das aulas na rede estadual e privada a partir de quinta (19);
Suspensão total das aulas na Udesc por 30 dias a partir desta terça (17);
Proibição por 30 dias de eventos privados que reúnam mais de 200 pessoas em local aberto ou mais de 100 pessoas em local fechado;
Proibição de qualquer evento que tenha como público-alvo pessoas acima de 60 anos pelo prazo de 30 dias;
Proibição de público em competições esportivas privadas;
Suspensão, por tempo indeterminado, do calendário esportivo realizado pela Fesporte;
A interdição do sistema prisional por 30 dias, com a suspensão de visitas sociais e íntimas;
Servidores públicos com filhos em idade escolar poderão realizar home-office;
Bares e restaurantes deverão dispor suas mesas com a distância mínima de 1,5 metro entre elas;
A higienização adequada de veículos de transporte coletivo será regulamentada por meio de uma portaria da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.