Aumentam as vagas em tempo integral no ensino de São José

Recente acordo com o MEC também possibilitou ampliar vagas

Gradativamente a Prefeitura de São José está ampliando o número de vagas em tempo integral na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, incluindo rede própria, particular (por bolsas) e instituições filantrópicas. Um dos pontos que permitirá a ampliação é um recente acordo com o Ministério da Educação.

Ensino em São José
Prefeitura considera que rede própria do município, concessão de bolsas e instituições parceiras somarão 3,5 vagas integrais em 2024 – Foto: PMSJ/Divulgação/CSC

Na rede própria há atualmente quatro escolas que oferecem vagas integrais no Ensino Fundamental. Em 2024 o CEM Jardim Solemar passará a atender alunos do 1º ao 5º ano em período integral assim como o 1º ano do CEM Morar Bem e o 1º e do 2º ano do CEM Renascer.

Com a repactuação ao Programa Escola em Tempo Integral, formalizado entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Edcuação, para custear parte da ampliação de vagas. “O programa objetiva melhorar a qualidade da educação pública, priorizando as escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica”, explicou a secretária de Educação, Rose Bartucheski.

Publicidade

O programa municipal Bolsa Educação, que desde 2022 paga mensalidaes de estudantes em creches privadas, passou a oferecer vagas em período integral em 2023. Hoje são 248 matrículas em período integral e 80 parciais, segundo a Secretaria de Educação. Já nas oito instituições filantrópicas credenciadas, a maioria das 2 mil vagas (aproximadamente) em creche e pré-escola são também em período integral.

Com essas frentes a prefeitura calcula que o município vai dobrar o número de crianças e alunos atendidos em período integral, saltando de cerca de 1,5 mil em 2021 para mais de 3,5 mil em 2024.

Publicidade
COMPARTILHAR