A 1ª Bienal do Livro de São José tem diversos autores confirmados. Entre eles o cartunista Maurício Pestana e a escritora Juliana Ramos Serafim.
Pestana é autor de 60 livros, entre eles a “Empresa Antirracista”, com a temática sobre o cotidiano das pessoas negras. São obras que retratam direitos humanos e a luta contra o racismo.
O livro “Empresa Antirracista” mostra o movimento que as corporações estão fazendo em 30 anos para incluir a diversidade racial. Conta com uma análise inicial de Maurício sobre o processo inclusivo e depois segue com a entrevista de 20 empresários. O escritor reconhece que a luta do povo negro em busca de representatividade tem repercutido em mudanças. No livro, o destaque também fica por conta dos cartuns de Maurício, que colaborou por três anos do extinto jornal “O Pasquin”.
A escritora Juliana Ramos Serafim, autora do best seller “As Donas da P** Toda”, também estará presente na 1ª Bienal do Livro de São José. Natural de Criciúma, Juliana retrata na obra o empoderamento feminino em dois volumes, que ganharam o gosto do público.
O primeiro livro foi lançado em dezembro do ano de 2021 e ficou entre os livros mais vendidos do Brasil; entrou para a lista da Veja em 20º lugar e para a lista da PublishNews de ficção em 3º e em 10º lugar. O segundo , de fevereiro do ano de 2022, virou best seller um dia antes do lançamento oficial e entrou para a lista dos mais vendidos pela revista Veja no dia 04 de março deste ano.
Os livros trazem relatos de mulheres que passaram por uma mudança brusca no profissional ou pessoal, levando a vida delas para outro patamar. “É um manual para sair de problemas; tem a participação de psicólogas, sendo. voltado para todos os tipos de mulheres. Abordamos diversos temas como a maternidade solo, empreendedorismo, menopausa, saúde, bem-estar, abuso sexual etc,” esclarece Juliana.
A primeira edição da Bienal do Livro de São José ocorre de 7 a 11 de setembro, no Centro Multiuso.