A partir dessa sexta-feira (27/9) a população de Florianópolis pode solicitar autotestes de HIV pelo celular e retirá-los em armário com acesso 24h, de forma anônima. Caso o teste aponte para o resultado positivo, o tratamento pode ter início imediato junto à rede municipal de saúde.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o objetivo é “ampliar o acesso a jovens gays e de outros homens que fazem sexo com homens (HSH) à testagem anti-HIV por meio de fluido oral ou por uma gota de sangue”. Somente indivíduos do sexo masculino maiores de 15 anos e residentes em Florianópolis poderão solicitar o autoteste pela nova ferramenta.
O programa municipal é intitulado “A Hora é Agora” e as solicitações para o teste podem ser feitas no site www.ahoraeagora.org ou por aplicativo. A retirada dos kits de autotestagem pode ser feita na rodoviária Rita Maria, em um armário que é aberto automaticamente. Os exame posteriore para confirmar o diagnóstico pode ser feito nas Policlínicas do Sul, Continente ou Centro ou no posto de saúde de Santo Antônio de Lisboa.
Em julho de 2018, Florianópolis assinou a Declaração de Paris da Unaids, que estabeleceu a meta “90-90-90”, que significa que o município até 2020 deve diagnosticar 90% das pessoas vivendo com HIV, dar o tratamento atirretroviral a 90% delas e que 90% das pessoas em tratamento estejam com carga viral indetectável (controle da doença e da transmissão). Isso significa cerca de 73% da população total com Aids em Florianópolis.