Baleia de Bryde é encontrada morta na Praia do Rosa, em Imbituba

    Foto: CREDITO_Luciano_do_Farol_do_Rosa/Divulgação

    Uma baleia da espécie Bryde (Balaenoptera sp.), um macho adulto, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira na Praia do Rosa, em Imbituba. A espécie, conhecida por frequentar áreas costeiras, pode atingir até 15,5 metros de comprimento e pesar até 26 toneladas. A informação foi confirmada pelo ProFRANCA, projeto que estuda baleias no litoral brasileiro.

    Karina Groch, diretora do ProFRANCA, destacou que a equipe está investigando o ocorrido. “Estamos estudando o caso, com nossa equipe mobilizada. As baleias de Bryde são relativamente costeiras e já foram avistadas algumas vezes em nosso litoral”, afirmou Groch.

    A área onde o animal foi encontrado faz parte do Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, que é conduzido pelo Instituto Australis. A necropsia da baleia será realizada pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Laguna.

    Publicidade

    Além do Instituto Australis, o Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca foi acionado, envolvendo diversas instituições, como a Associação R3 Animal, a UDESC, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, o Corpo de Bombeiros, a Capitania dos Portos e a Polícia Militar Ambiental. Essas equipes atuam em conjunto para o atendimento de ocorrências envolvendo cetáceos na região da APA da Baleia Franca.

    O ProFRANCA, responsável pela coleta de informações sobre a baleia, é realizado pelo Instituto Australis com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

    Publicidade
    COMPARTILHAR