Uma baleia jubarte foi encontrada presa a uma rede de pesca da Praia do Campeche, em Florianópolis, na tarde dessa quinta-feira (8/7). É a quarta baleia morta na ilha nos últimos meses.
O corpo do animal chegou à praia e monitores ambientais se deslocam para o local para confirmar se a baleia morreu por conta da rede de pesca. Um vídeo mostra que homem chegou a subir na carcaça para “comemorar”.
Baleias em SC
Nesse ano, mais baleias estão aparecendo em Santa Catarina. Segundo o governo, isso ocorre por conta de uma temperatura da superfície do mar mais elevada. Em geral, as jubartes de deslocam até Abrolhos, na Bahia, para reprodução. Porém, no litoral catarinense, estão encontrando as redes de pesca, se embrenhando, e morrendo.
As jubartes podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar entre 35 e 40 toneladas. Se alimentam de pequenos peixes e crustáceos, como os krills.
+ Palhoça vai monitorar passagem de baleias francas nas praias do município
Ao avistar uma baleia é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias.
+ Cinco jubartes avistadas na baía da Grande Florianópolis