Durante a semana pré-Carnaval, o estado de Santa Catarina registrou uma redução na balneabilidade de suas praias.
Segundo o relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), referente à semana de 13 a 17 de fevereiro, 68,78% dos 237 pontos analisados estavam próprios para banho. Na semana passada eram 71,,7%.
Em comparação com a última análise, 11 pontos que antes eram próprios, passaram para a condição de impróprio e apenas quatro apresentaram melhora, passando da condição de impróprio para próprio.
Em Florianópolis, a situação não é diferente, onde dos 87 pontos avaliados, apenas 62 estão adequados para banho, o que representa 71,26%.
Na capital, o ponto em frente à rua Alcina Jannis, em Ponta das Canas, mudou de impróprio para própria, enquanto os pontos em frente à ruas das Flores e Acararí Margarida (Canasvieiras), à rua Recanto do Sol (Ingleses), e as praias dos bairros continentais Jardim Atlântico e Itaguaçu apresentaram piora e foram classificados como impróprios para banho.
Os demais pontos monitorados permanecem o igual ao relatório anterior. O ponto 29, em frente à Rua da Igreja, não foi coletado por falta de acesso devido à obra de ampliação da praia dos Ingleses.