Banco de leite do Hospital Regional pede por doações

    doação de leite materno para amamentação dos bebês nos hospitais
    Bebês internados nos hospitais da Grande Florianópolis precisam do leite materno - ManuelPacheco/Pixabay/Divulgação/CSC

    O banco de leite materno do Hospital Regional de São José está com estoques baixos após queda nas doações no final de ano. Em média o banco recebia 20 visitas de doadoras por semana até dezembro, mas na última quinzena caíram para quatro por semana, o que acendeu um sinal de alerta.

    O banco de leite do Hospital Regional atende, além de São José, diversas cidades do entorno com a contribuição de muitas doadoras, também distribuindo diretamente para mais maternidades e unidades hospitalares, como o Hospital Infantil, a Carmela Dutra e o Hospital Universitário.

    “O banco de leite pede encarecidamente para as mães da região de Palhoça, Biguaçu, São José e São Pedro de Alcântara entrarem em contato e fazerem sua doação de leite materno, tendo em vista que com a pandemia deu uma baixa de doadoras. E com isso, você que é mãe e está produzindo bastante leite, sabendo que poderá ajudar a salvar vidas dos recém-nascidos internados, com um 1ml de leite doado é capaz de alimentar a refeição de um dos bebezinhos que estão lá na UTI Neonatal”, pede a enfermeira e especialista em amamentação Soninha Silva.

    Publicidade

    A doação de 1 litro de leite, explica ela, pode contribuir com até 10 recém-nascidos que precisam do alimento. Para entrar em contato com o banco de leite do Regional as doadoras podem ligar para (48) 3271-9018, ou 3271-9000, e pedir por uma visita do profissional de saúde na residência, que vai buscar o leite. “É seguro, não tem riscos, existem todos os cuidados preventivos. Os profissionais de saúde do Hospital Regional vão lhe dar toda a orientação de como proceder, vão levar os vidrinhos adequados para ordenhar o leite materno e inclusive vão agendar a visita”, explica Soninha.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade