De acordo com relatório do IMA, nessa semana 131 de 238 pontos monitorados pelo instituto no litoral catarinense estão próprios para banho, o que representa 55%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 55 estão adequados para banho, o que equivale a 63%.
Na capital, a Lagoa da Conceição segue com 8 dos 9 pontos aferidos impróprios para banho, com mais de 800 coliformes fecais por 100 ml de água; próximo dali, a Barra da Lagoa também ficou com os dois pontos analisados como impróprio para banho; próximo dos molhes e na praia da Barra as coletas deram 4,3 mil e 3,4 mil bactérias por 100 ml de água do mar; somente em março de 21, dezembro de 23 algum desses pontos havia registrado poluição acima do limite permitido para contato com a água; dessa vez, porém, os dois pontos deram resultado muito acima.
Uma das explicações é que as fortes chuvas dessa semana no norte da ilha carregaram muita matéria orgânica das tubulações (por despejo irregular de esgoto doméstico) e levou para o mar, deixando a praia da Barra imprópria.
Também no norte da ilha, 6 pontos em Ingleses (3), Canasvieiras (2) e Jurerê (próximo ao Rio das Ostras) ficaram impróprios outros balneários famosos da Grande Florianópolis, como as praias do Sonho, Pinheira e Guarda do Embaú, em Palhoça, também estão impróprios para banho neste fim de semana; já três praias no continente de Florianópolis estão boas: Meio, Palmeiras e Itaguaçu tiveram resultado positivo nesse relatório.
O relatório completo, com o mapa, está disponível no site do IMA para que banhistas consultem onde é bom nadar.