Por Dário Berger
Santa Catarina perdeu recentemente um jornalista e ser humano de imenso valor e eu perdi um querido amigo! Belmiro Sauthier nos deixou no dia 21 de junho, aos 81 anos, após uma trajetória admirável.
Foi um dos jornalistas mais influentes e inovadores de sua geração. Repórter e editor com excelência, chegou a receber por duas vezes o prêmio Esso, a mais respeitada premiação para a comunicação no país, como reconhecimento do seu trabalho.
Um profissional sagaz e experiente, que deixou sua marca por onde passou. Fundou o Jornal Correio de Santa Catarina que segue até hoje prestando serviços à comunidade da região metropolitana de Florianópolis, e prestou seu talento a outros importantes meios de comunicação pelo Brasil.
Com sua partida, vai-se também um capítulo relevante da história da comunicação do nosso estado.
Bel, como era carinhosamente chamado, ajudou a formar outras gerações de jornalistas catarinenses durante sua impressionante carreira, transmitindo o DNA do jornalismo com o que mais prezava: a ética, a seriedade, a qualidade na hora de repassar e apurar as informações.
Sabia da responsabilidade ao lidar com as notícias e a forma como elas são apresentadas e levadas ao leitor e à opinião pública. Deixa como legado, a retidão, equilíbrio e competência na hora de informar as pessoas. Fica a lembrança de uma convivência fraterna, com uma pessoa solidária e perspicaz. Um exemplo!
Os amigos, familiares e todas as pessoas que tiveram o privilégio de conhecer Belmiro, certamente estão orgulhosos da sua história e terão sempre boas lembranças.
Na condição de cidadão e de homem público, deixo registrado o meu respeito e admiração pelo trabalho prestado através do seu talento nato em favor de Santa Catarina.
Obrigado, Bel!
Dário Berger é senador por Santa Catarina