A Prefeitura de Florianópolis anunciou que implantará um binário na região do entorno da UFSC, entre os bairros Pantanal e Carvoeira, a partir da segunda quinzena de abril.
A nova configuração, que envolve a Rua Deputado Antônio Edu Vieira, Rua Capitão Romualdo de Barros, Av. Cesar Seara, R. João Motta Espezim e a Av. Waldemar Vieira.
Segundo a prefeitura, simulações de tráfego apontam que a nova configuração pode reduzir em até até 60% o tempo de trajeto no local. Aproximadamente 40 mil veículos passam pelo entorno da universidade federal diariamente.
Entre as principais modificações de via, está a implementação da nova rótula da Eletrosul, que já está em funcionamento como parte das obras de duplicação da Edu Vieira. Outra mudança é a substituição da rotatória da Carvoeira, próxima a UFSC, por uma faixa de acumulação central com um “PARE”, de forma a possibilitar uma faixa livre da Av. César Seara para a R. Cap. Romualdo de Barros e outra faixa livre da Av. Des. Vitor Lima para a R. Cap. Romualdo de Barros.
O prefeito, Topázio Neto, afirma que as mudanças são necessárias para melhorar o fluxo de trânsito e ampliar a malha cicloviária na região. “Mesmo para os moradores, que em alguns casos terão que fazer um trajeto maior, poderão realizar em um tempo menor”, argumenta.
O novo binário, na projeção da prefeitura, deverá beneficiar o transporte coletivo da região, com a viabilização de sete novas linhas.