Boletim hidrometeorológico aponta agravamento da estiagem no estado

    Ao fundo árvores, o dia é ensolarado, no chão em destaque o solo seco com água recuada ao fundo. Santa Catarina vive o agravamento da seca, de acordo com o boletim hídrico.
    O período de estiagem ocorre devido aos baixos volumes de precipitação nos últimos dois meses. - Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação/CSC

    O boletim hidrometeorológico divulgado nesta quarta-feira (2/9) pelo governo estadual indica agravamento generalizado das condições de estiagem em Santa Catarina. Os acumulados de chuva em agosto foram baixos na maior parte do estado. Apenas em pontos do Litoral Norte a umidade fez com que a chuva ficasse com valores acima dos 100 mm. Nas demais regiões, no geral, a precipitação acumulada ficou abaixo dos 70 mm. Com a confirmação da permanência da previsão de chuvas abaixo da média, a expectativa é de que os níveis dos rios não retornem à média histórica até o início de 2022.

    Dos 264 municípios que atualizaram a situação do abastecimento urbano, 150 estão em estado de normalidade do abastecimento, 83 em atenção, 27 em alerta e quatro em estado crítico. Isso representa um crescimento de municípios do estado com condições de estiagem ou outro tipo de comprometimento do abastecimento em comparação com o boletim anterior, de 18 de agosto. Conforme o secretário executivo do meio ambiente, Leonardo Porto Ferreira, a situação requer que se intensifique a atenção para o consumo consciente de água, evitando vazamentos e desperdício.

    O período até o dia 8 de setembro deve ser marcado por chuva no estado, com a passagem de sistemas frontais que provocam chuva irregular. Já no segundo período de setembro, a previsão indica chuva melhor distribuída. Com isso, os volumes de precipitação previstos variam de 20 mm a 90 mm. A previsão para setembro, outubro e novembro é de que a chuva se mantenha abaixo da normal climatológica entre o Extremo Oeste e o Meio Oeste, enquanto que no Litoral e planaltos fique próxima da média esperada para o período.

    Publicidade