Bombeiros catarinenses, que atuam no combate a incêndios no Mato Grosso, resgataram 16 brigadistas no sábado (28/09). O grupo desapareceu há mais de 24 horas em uma área de mata fechada no município de Salto do Céu.
As equipes da Força-Tarefa catarinense, que já combatiam as chamas na região, receberam a informação do desaparecimento por um gerente de uma fazenda local. Assim, eles iniciaram a operação de resgate com o uso de técnicas de busca terrestre, trabalhando em conjunto com os bombeiros do Mato Grosso.
Segundo o sargento Felipe Santiago Amaro Corrêa, os brigadistas conseguiram se comunicar por rádio, mesmo com dificuldades de transmissão e bateria fraca. “Mantivemos o contato até localizá-los na mata”, explicou o sargento. As equipes encontraram o grupo por volta das 14h de sábado, após mais de 24 horas de buscas intensas.
A equipe de resgate incluiu, além do sargento Felipe, os cabos Rodrigo Oliveira da Rosa e Diego Ventura Silveira.
Equipes atuam em várias regiões
Enquanto isso, Salto do Céu enfrenta situação de emergência devido às queimadas. Além desse município, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina mantém equipes da Força-Tarefa em Nova Mutum, Rosário do Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.
Essa missão marca a segunda vez que o governo de Santa Catarina envia equipes para combater incêndios no Centro-Oeste. O novo destacamento de bombeiros catarinenses iniciou sua operação na quinta-feira (26/09), e segue com ações intensificadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Mato Grosso lidera o ranking de focos de incêndio florestal no Brasil em 2024.