O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em Florianópolis teve dois pedidos de socorro no final da manhã de domingo (24/9) tratando de pessoas que se afogaram no norte da ilha – uma na praia e outra em piscina. As solicitações foram praticamente simultâneas para dois casos de afogamento com as vítimas já em parada cardiorrespiratória.
O primeiro incidente ocorreu na Praia dos Ingleses. Os guarda-vidas do CBM que patrulhavam a área iniciaram os procedimentos de resgate do homem e reanimação cardíaca. Foi solicitado o apoio do Samu, que levou o paciente com vida para o hospital.
Enquanto isso, no bairro Santinho, uma tragédia se desenrolava. Uma criança de apenas 5 anos se afogou na piscina de uma casa. Com a solicitação de socorro, os bombeiros enviaram tanto uma ambulância quanto o Helicóptero Arcanjo. O uso da aeronave permitiu que a equipe de resgate chegasse ao local de forma rápida para prestar o atendimento junto à equipe de terra.
Em ambos os casos, os paramédicos conseguiram dar uma pronta resposta e reverter as paradas cardiorrespiratórias, salvando a vida dos afogamentos.