O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou um balanço nesta terça-feira (15/3) do final da alta temporada de Verão 22 e das operações de busca e auxílio em Petrópolis. Foi anunciado também que o monitoramento das praias irá continuar após o final da temporada.
Operação Petrópolis
Na manhã de 18 de fevereiro, o CBM recebeu a solicitação do Rio de Janeiro para apoio nos trabalhos de busca das vítimas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município de Petrópolis, em 15 de fevereiro.
Foi estabelecida a estratégia de atuação com duas equipes, em períodos diferentes, em um total de 17 militares e 12 cães de buscas enviados ao local da tragédia. As equipes catarinenses apontaram 16 vítimas, que foram retiradas dos escombros, além de diversos segmentos de corpos.
Operação Veraneio
A Operação Veraneio do CBM acontece todos os anos, desde a década de 1960, geralmente entre outubro de um ano e o feriado de páscoa.
Nessa temporada, até agora, foram 56 mortes por afogamento, entre ocorrências em piscinas particulares, onde não há monitoramento dos bombeiros, rios e no mar. O número significa uma alta de 27% para a temporada anterior. O registro total de ocorrências também aumentou em 58%, entre outros motivos resultado do menor isolamento social em relação ao ano passado.
Após a análise da necessidade a corporação decidiu manter o serviço de guarda-vidas ativado o ano inteiro em praias com maior movimento. Dessa forma os agentes vão ficar de serviço em 10 locais: Prainha em São Francisco do Sul; Praia Brava em Itajaí; Balneário Camboriú; Itapema; Bombas em Bombinhas; Ingleses, Santinho, Mole e Joaquina, em Florianópolis; Guarda do Embaú em Palhoça.
A maior parte dos postos de salva-vidas em SC deve ser desativada até 24 de abril.