A Prefeitura de São José anunciou medidas para reforçar a segurança nas escolas municipais, incluindo a instalação de um aplicativo com botão de pânico, catracas nos prédios escolares, o reforço da ronda escolar e monitoramento externo e interno das unidades. Durante uma reunião com diretores das escolas, o prefeito, Orvino Coelho de Ávila, convidou os representantes para acompanhar os testes para aquisição dos equipamentos.
Ele explicou que o “botão do pânico” é um recurso importante para acionar um alerta em caso de situações de risco iminente ou emergências, possibilitando uma resposta rápida e eficiente. Conforme a prefeitura, a instalação do sistema será realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino.
A Secretaria de Administração já iniciou o processo de contratação de vigilantes e aquisição de detectores de metal. A secretária de Educação informou que a pasta continuará com reuniões com pais e/ou responsáveis para repassar as informações e orientações e que também será realizada uma reunião com os presidentes das Associações de Pais e Professores.
Também está em desenvolvimento no município um trabalho de orientação e capacitação referente à saúde mental dos estudantes e uma série de palestras sobre o perigo de bullying, cyberbullying, assédio moral e sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceitos e intolerâncias será realizada nas escolas da rede municipal em parceria com a OAB.
Rondas escolares
A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, durante a reunião com os diretores das escolas, voltou a reforçar o pedido de colaboração dos pais para garantir a segurança na rede municipal de ensino como seguir as regras de segurança e verificar as mochilas dos filhos, além das redes sociais que eles convivem diariamente.
Ane afirmou que a operação “Anjos da Guarda”, com rondas em frentes as escolas atingiram o objetivo e que seguirá pela próxima semana, envolvendo mais de 80% do efetivo da Guarda Municipal. “Será uma ação permanente, não haverá retrocesso nestas rondas.”