BR-376 é liberada em pista simples após 9 dias de interdição

A BR-376 na Serra do Mar em Guaratuba, no Paraná, foi liberada às 17h30 desta quarta-feira (7/12), cerca de 9 dias após o deslizamento na noite de 28 de novembro, quando um deslizamento de terra provocado pela chuva atingiu mais de 20 veículos e matou duas pessoas.

A liberação ocorre em apenas uma faixa em cada sentido em um trecho de 800 metros. A abertura era adiada há alguns dias pela concessionária Arteris, que buscava ter certeza que o trecho está seguro para o tráfego. O local passou por obras emergenciais pelo dano causado à pista de rolamento.

De acordo com a PRF, é esperado que o trânsito se torne lento em toda a extensão da BR-376, entre Curitiba e Joinville, devido ao grande número de veículos que acessarão a rodovia.

Publicidade

Desde o bloqueio da principal ligação rodoviária entre o Paraná e Santa Catarina, motoristas tiveram que fazer desvios pelo litoral paranaense, cruzando de balsa em Matinhos, pelas BRs 470 e 116 ou pela Serra Dona Francisca, o que causou grandes congestionamentos nos últimos dias.

A concessionária pretende realizar a liberação gradual das demais faixas do trecho conforme o avanço das obras de contenção. As encostas do segmento também continuarão sendo monitoradas pela equipe técnica da concessionária.

O trecho da Serra do Mar da BR-376 possui um sistema de semáforos para alertar sobre possível problemas na descida; são onze semáforos instalados na pista sentido Florianópolis, que avisam para a ocorrência de interrupções de tráfego à frente. Segundo a concessionária, sempre que o semáforo estiver piscando (na cor laranja), é necessário redobrar a atenção e se preparar para reduzir a velocidade, porque o trânsito estará parado à frente.

+ Dnit dá prazo para reabertura da BR-282 em Santo Amaro

Publicidade
COMPARTILHAR