Cai o índice de balneabilidade em Florianópolis

    Relatório do IMA divulgado nessa sexta-feira (29/12) mostra que o índice de balneabilidade em Florianópolis caiu de 72% para 67% em uma semana. Pontos na Lagoa da Conceição, no Continente e Norte da Ilha estão classificados como impróprios para banho.

    Conforme as últimas análises, dos 9 pontos analisados da Lagoa, 8 estão poluídos. Toda a orla da Avenida das Rendeiras, por exemplo, está sem condições adequadas para o contato com a água.

    foto áerea da lagoa, aparecendo a ponte, parte do centrinho e cais dos barcos - lagoa da conceição está imprópria para banho
    Maior parte da Lagoa da Conceição está imprópria para banho – Leonardo Souza/PMF/Divulgação/CSC

    Na praia dos Ingleses a foz do Rio Capivari também está com água imprópria, demonstrando que as ligações clandestinas de esgoto continuam despejando dejetos no rio que chega à praia, apesar da nova estação de esgoto do bairro.

    Publicidade

    Na Grande Florianópolis, Biguaçu e São José, com diversas praias, estão 100% poluídas. Já nos municípios com mais opções na região, Palhoça e Governador Celso Ramos, os índices de balneabilidade estão em 62% e 12%. Na primeira, diversas praias famosas, como Fazenda da Armação e Palmas estão impróprias; na segunda, apenas um ponto, na praia de Cima da Pinheira, está imprópria.

    Conforme o relatório do IMA, nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 148 estão próprios para banho, o que representa 62,18%.

    Publicidade
    COMPARTILHAR