Um encontro com representantes da Casan foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de São José na tarde desta segunda-feira (7/3).
A presidente, Roberta Maas dos Anjos, técnicos da companhia, o prefeito Orvino Coelho de Ávila e vereadores estiveram no Legislativo para discutir a execução do contrato. Por parte dos políticos josefenses houve pedidos gerais por melhorias e investimentos na cidade.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila ameaçou romper o contrato entre o município e a empresa se as obras não forem entregues no tempo acordado. “Falta de comprometimento da Roberta e da direção da Casan isso eu tenho que reconhecer que não falta. Mas não tenho problema nenhum em romper o contrato porque é um problema muito antigo. Espero que pelo andamento dos procedimentos nós vamos resolver”, lançou Orvino.
Já a presidente da Casan disse que as obras estão no prazo correto: “O município está crescendo, então a Casan vem trabalhando para não só cumprir como antecipar os prazos. Tudo que a gente pode fazer para antecipar prazos, estamos fazendo”, disse Roberta.
A presidente da câmara, vereadora Méri Hang, também reforçou a importância do assunto para os municípes com a composição de um grupo de vereadores para fazer acompanhamento dos serviços. “Estamos criando uma comissão de acompanhamento das ações da Casan em São José. Essa comissão vai ficar responsável por repassar datas e todas as questões envolvendo a atuação da companhia na cidade”, explicou a parlamentar.
Segundo a câmara, o acompanhamento do trabalho da Casan em São José ganhou maior atenção na casa a partir de fevereiro de 2021 e o diálogo entre a estatal e o município precisa ser mais estrito. A comissão de fiscalização municipal deve dar sequência nessa articulação.
+ São José e Casan assinam acordo para serviços de pavimentação
Assuntos discutidos na reunião
Entre os assustos abordados na reunião entre Casan e Câmara de São José estavam o programa Trato Pelo Araújo, a estação elevatória de esgoto em Barreiros, a nova estação de tratamento de Potecas e o fornecimento de água na cidade, abordando os últimos problemas na rede de distruição. Esses pontos foram levantados pelo vereador Cryslan na semana passada para possível abertura de CPI da Casan na câmara, o que não ocorreu, diante de apenas 3 dos 10 votos necessários.
O programa de fiscalização e conscientização ambiental Trato pelo Rio Araújo será lançado neste ano, no aniversário da cidade, quando técnicos vão iniciar a inspeção doméstica das ligações sanitárias e cessar o lançamento de esgoto na baía de São José.
Sobre a revitalização da estação elevatória de Barreiros, a Casan afirma que já foram mais de 4 milhões de reais investidos, evitando obstruções e extravasamento.
Já sobre a nova estação de tratamento de esgoto de Potecas, Roberta Mass falou da inovação que será feita no local, tornando a maior unidade de tratamento de efluentes do estado. Ainda sobre o local onde hoje está a estação de Potecas, a Casan vai recuperar a área e entregar ao município para que seja usada pela população. A companhia tem até maio de 2024 para concluir essa obra, que deverá, entre outros pontos, dar fim ao mau cheiro que assola a região.