O Campeonato Catarinense 2021 iniciou em 24 de fevereiro (quarta-feira). Somente na primeira rodada do estadual que as seis partidas programadas pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) aconteceram, pois já na segunda o campeonato teve dois jogos adiados por conta do aumento no número de casos de Covid-19 em Santa Catarina e confirmação de atletas infectados.
Segunda rodada
A partida entre Chapecoense e Avaí, que estava marcada para 28 de fevereiro, na Arena Condá, foi cancelada por falta de ambulância no município. Chapecó vive uma situação superlotação nos hospitais. Regularmente toda partida deve ter o apoio de uma equipe médica.
Ainda no domingo (28), o jogo entre Joinville e Marcílio Dias programado para às 19h, na Arena do JEC, foi adiado. O motivo foi que a equipe do norte do estado não possuía o número mínimo de atletas de acordo com o Artigo 25 do regulamento da competição. A maioria estava afastada por confirmação de Covid.
Terceira rodada
Dois jogos marcados para esta quinta-feira (4/3), pela terceira rodada, também foram adiados. Ao todo, em duas rodadas já são quatro confrontos sem data definida para ocorrer em razão do atual cenário de crise sanitária em Santa Catarina.
Metropolitano e Joinville tiveram o jogo adiado por conta da equipe tricolor ainda não ter atletas suficientes para entrar em campo. O time sofre com surto de Covid-19, com 30 casos ativos no total, 22 jogadores e outros oito profissionais do clube.
A FCF demorou para aceitar o adiamento da partida. No site oficial, a Federação afirmou através de uma nota que o JEC teria 79 atletas registrados, entre jogadores profissionais e da base, e por isso deveria jogar. Mas em uma reunião nessa terça-feira (2), na sede da FCF, em Balneário Camboriú, decidiu pelo cancelamento.
O duelo entre Criciúma e Chapecoense, que seria no estádio Heriberto Hülse, também não irá mais acontecer. O jogo foi vetado pela Prefeitura de Criciúma também em razão do agravamento da pandemia. Inclusive o Verdão do Oeste soltou um pronunciamento na manhã desta quarta afirmando que a equipe não irá viajar.
“A pandemia avançou de forma nunca vista. Somos responsáveis por vidas dos nossos atletas e funcionários. Chapecoense entende que deve ajudar a diminuir no combate à pandemia. Existe um decreto municipal que proíbe os jogos de futebol nas cidades de Criciúma e Chapecó pelos próximos 15 dias. Sendo assim, o clube irá acatar”, disse Vinícius Mendonça, médico da Chapecoense.
Tanto a Prefeitura de Criciúma, quanto a Prefeitura de Chapecó, informaram que os jogos estão suspensos em territórios municipais pelos próximos 15 dias.
Em nota divulgada, a Prefeitura de Chapecó afirmou que a medida estabelecida tem como foco o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus na cidade. Atualmente, o município do Oeste catarinense já tem mais de 300 óbitos registrados pela doença pulmonar.
Mas mesmo com esses adiamentos, a previsão é de que os jogos desta quarta à noite ainda aconteçam normalmente. São eles: Juventus e Hercílio Luz, Concórdia e Brusque, Marcílio Dias e Próspera, e o clássico entre Avaí e Figueirense.
Rubens Angelotti, presidente da Federação Catarinense de Futebol, garantiu que o campeonato não irá parar “a não ser que o governo do estado proíba”. Durante esta semana, a FCF divulgará as novas datas para os quatro jogos adiados do catarinense 2021.
Por Évelyn Cazão – redacao@correiosc.com.br