O financiamento voltado à adequação da ligação de imóveis à rede pública de esgoto pela Caixa Econômica Federal através do Cartão de Crédito Se Liga na Rede, lançado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casan, iniciou nesta segunda-feira (3/9). Os cidadãos em geral, independente da faixa de renda, interessados em financiar até R$ 5 mil com pagamento parcelado em 60 meses para realizar as obras necessárias, devem dirigir-se à agência central da Casan, na Rua Saldanha Marinho, nº 374, no Centro da Capital. O cartão de crédito integra o novo programa Floripa se Liga na Rede, em vigor desde o dia 23 de agosto.
O valor financiado poderá ser usado para compra de materiais e para o pagamento do serviço prestado pelo profissional contratado (encanador, instalador hidráulico) escolhido de uma lista de credenciados para o trabalho após treinamento promovido pela prefeitura e pela Casan que, por sua vez, estará disponível no site da companhia e do programa. Enquanto a quitação poderá ser feita parceladamente junto com a fatura de água da companhia.
O novo programa de ligação à rede de saneamento visa promover a interligação de todos os imóveis atendidos por rede pública de esgotamento sanitário e a eliminação das inadequações que causam prejuízo a este sistema. Segundo a prefeitura, foi remodelado deixando de ater-se à fiscalização para focar no diálogo e a conscientização da população, no que tange à necessidade da execução de obras de reparo e da regularização das ligações dos imóveis à rede.
O programa Se Liga Na Rede vai se dividir em três frentes: presença de equipes nos bairros para levar informações, estrutura e apoio à população, elaboração de projetos e execução de obras de regularização dos imóveis.