Na noite desta segunda-feira, 30, por volta das 20h30, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deteve um casal após ser acionada via Central Regional de Emergências para averiguar uma denúncia de violência psicológica e cárcere privado contra uma pessoa idosa no bairro De Villa, em Urussanga.
Segundo informações repassadas por familiares, uma mulher de 87 anos estaria sendo mantida em cárcere privado na própria residência, impedida de ter contato com parentes e submetida a ameaças constantes, além de possíveis agressões físicas, por parte do próprio filho, de 60 anos, e da nora, de 38 anos.
Ao chegar ao local, a guarnição foi recebida pelo casal, que demonstrou hostilidade e tentou impedir o acesso dos demais familiares. A equipe policial solicitou que a idosa fosse chamada para uma conversa reservada, longe da presença dos suspeitos. Durante o diálogo, acompanhada por uma familiar, a vítima revelou que vinha sendo trancada dentro de casa, privada do uso de celular, impedida de sair desacompanhada e sem acesso ao valor de sua aposentadoria.
A idosa relatou ainda que os autores realizavam saques e empréstimos em seu nome, proibiam a visita de parentes e vizinhos e a submetiam a humilhações, injúrias e agressões físicas, incluindo socos na cabeça, episódios de asfixia, desmaios e perda de memória. Em estado de visível abalo emocional, afirmou ter medo de que o casal atentasse contra sua vida caso relatasse os fatos.
Diante da gravidade da situação e dos fortes indícios dos crimes de sequestro e cárcere privado, lesão corporal dolosa, ameaça, injúria, violência psicológica contra a mulher e apropriação de proventos de pessoa idosa, a guarnição deu voz de prisão ao casal e os conduziu à Central de Flagrantes de Criciúma. A vítima foi acolhida e acompanhada por uma familiar, que também testemunhou os fatos.