CBF, clubes e treinadores: O jogo fora de campo

Agora sim, o maior campeão de todos os tempos do estado de Santa Catarina. Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C./Divulgação
Certa bagagem

O Catarinão 2025 acabou, teve confusão, erro de arbitragem e o escambau. O Leão agora é o mais vezes campeão estadual, e não tem nada a ver com isso. Enderson Moreira jogou a toalha e a direção do Avaí resolveu chamar Jair Ventura, um jovem treinador que já conta com uma certa bagagem no futebol brasileiro. Já foi treinador do Botafogo, do Sport e do Juventude na elite; conquistou um título goiano com o Atlético-GO e o acesso à Série A. É filho de Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970.

Seria fenomenal

Não convidem para a mesma mesa o ex-jogador Ronaldo Nazário, presidentes de federações e o ignóbil do presidente da CBF, o tal do Ednaldo. Tudo porque o Fenômeno não recebeu o apoio e o respeito pela sua história no futebol mundial para concorrer à presidência da CBF. Esse sistema de eleição na CBF e nas federações é muito podre, onde a casa do futebol brasileiro dá aquele “apoio financeiro” aos presidentes das federações em troca de seus votos. São pessoas que aceitam migalhas de uma gestão desacreditada.

Mandem esses presidentes embora

Dorival Junior descambou do comando da nossa Seleção. O tal do Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, que não possui atração pelo torcedor brasileiro, optou por mandar embora o treinador da nossa Seleção por não aguentar a pressão depois da humilhante derrota para os Hermanos argentinos. E por que não mandaram embora esse presidente da CBF e outros presidentes de clubes brasileiros, já que são eles que contratam os treinadores? Se o treinador não presta, quem os contrata não presta também. Por questão financeira, Dorival não está nem aí pra isso. Ele irá receber salários até a Copa de 2026, mais multa rescisória, ganhando mais de R$ 1 milhão por mês.

Balcão de negócio
Publicidade

Eu que já estive lá dentro das quatro linhas por algumas décadas vou falar uma grande verdade pra vocês (é claro que falar a verdade, às vezes, no Brasil, poderá se tornar uma grande dor de cabeça, mas como não tenho rabo preso com ninguém, medo de falar é o que eu não tenho): o futebol brasileiro está decadente há muitos anos porque virou balcão de negócio. Muitos clubes contratam jogadores de alguns empresários que nunca jogaram futebol de verdade. Um bom empresário coloca qualquer pé de rato no clube que ele queira.

Famoso dois toques

Muita gente ainda me pergunta se o destrambelhado zagueiro da Chapecoense chutou ou não o pé do atacante do Avaí na decisão do Estadual. No procedimento da jogada, pela distância entre o adversário e a bola, que chega de forma inesperada, também vejo uma jogada faltosa, mas, de acordo com a regra 12, deveria o senhor juiz ter marcado uma jogada perigosa, ou seja, um tiro livre indireto a favor do Avaí. Aquele famoso “dois toques”. Falharam o árbitro e o destrambelhado zagueiro.

Bem me quer, mal me quer
  • Quem vem arrebentando no futebol espanhol é o catarinense da cidade de Criciúma Johnny Cardoso. Jogando pelo Real Betis, ele fez um golaço no último fim de semana, no jogo contra o Sevilha, diante de mais de 60 mil torcedores.
  • Se por aqui foi deprimente, em São Paulo também não foi diferente. Na final do Paulistão, o pau também roncou logo após o apito final do árbitro no jogo entre Corinthians e Palmeiras. Lá, como cá, foi tudo igual, dentro e fora do estádio.
  • Para desespero da mídia lacradora do Brasil, e é o que mais existe neste país, o jogador Daniel Alves foi absolvido pela Justiça Espanhola do crime de agressão sexual e passa a ser um cidadão livre desde janeiro de 2023. A Justiça por lá foi feita, e com competência.
  • “Bem amigos, eu retornei para a minha casa e para o meu público.” A estreia de “Galvão e Amigos” garantiu muitos pontos de audiência para a Band em São Paulo e em todo Brasil. Quem é rei jamais irá perder a majestade.
  • Enquanto os lacradores criticam Santa Catarina, o nosso estado é o segundo que mais cresceu de acordo com o último censo do IBGE. Estimativa recente do instituto apontava para uma população de 245 mil habitantes em Palhoça, e a projeção é de um crescimento ainda maior nos próximos anos, assim como em São José.
Cartão Rosa / Cartão Vermelho

Cartão ROSA para os comandantes da companhia aérea Latam que, de forma profissional, evitaram um trágico acidente aéreo na cidade de Chapecó, após ultrapassarem a pista de pouso e pararem no gramado. Eles salvaram 107 passageiros e cinco tripulantes. Esses, sim, são ótimos profissionais! O susto deve ter sido muito grande, mas graças a Deus, nada aconteceu.

Cartão VERMELHO para para a politização do sistema eletivo no futebol brasileiro. Seja nas ligas de futebol, nas federações e principalmente na famigerada CBF. Esse sistema corruptivo não é só na CBF, é também em nossas cidades, onde manda quem pode e obedece quem tem juízo – financeiro, é claro. O velho Ednaldo foi reeleito depois que o ex-jogador Ronaldo Nazário largou mão da disputa por falta de apoio. A bagunça é grande neste futebol brasileiro. Lá, como cá, é tudo igual.

Pensamento do Bambi

Vou parafrasear um certo elemento lá pras bandas do País das Maravilhas: “Não existe viva alma neste país mais honesta do que eu”. E durmam com um barulho desse.

Publicidade