Os quatro cemitérios de São José já estão prontos para receber os visitantes no Dia de Finados nesta sexta-feira (2/11). Após o trabalho de limpeza e manutenção realizado pela prefeitura, os espaços encontram-se preparados para atender à população durante feriado. Os cemitérios municipais estarão abertos das 8h às 17h, até domingo (4/11), e a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas visitem esses locais no período.
O Cemitério Municipal de São João Batista, em Forquilhas; o Cemitério Nossa Senhora das Dores, em Barreiros; o Cemitério São José, no Centro Histórico e o Cemitério Colônia Santana, receberam manutenção, revitalização da pintura limpeza e a ampliação do sistema de água para possibilitar que as famílias visitem os seus entes queridos com mais comodidade.
O secretário de Urbanismo e Serviços Públicos de São José, Matson Cé, explica que o trabalho de conservação dos cemitérios tem o objetivo de proporcionar mais conforto e garantir o bem estar dos visitantes. “A limpeza e a manutenção dos cemitérios é realizada periodicamente, no entanto, intensificamos o trabalho neste período para que as pessoas se sintam muito bem acolhidas e possam prestar suas homenagens dispondo da melhor infraestrutura possível”, afirma Matson ao lembrar que uma equipe ficará de plantão para dar o suporte necessário a todos os visitantes.
Para atender a demanda proveniente do feriado, a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) manterá uma equipe de plantão. Para mais informações o contato da supervisão dos cemitérios na Susp é feito pelo telefone: (48) 3381-0020.
Comércio ambulante
Oito ambulantes possuem alvará de licença para comercializarem seus produtos no entorno dos cemitérios durante o feriado. Neste sentido, a Prefeitura orienta o cidadão a não adquirir produtos de ambulantes que não estejam devidamente identificados com um crachá emito pela Susp. Os ambulantes poderão comercializar flores naturais, flores artificiais – com ou sem vasos – além de vasos artesanais, industrializados, e velas em pacotes ou avulsas. Nos pontos para vendas de refrigerante e água será permitida apenas a venda em embalagens plásticas, ou seja, serão vedadas latas e garrafas de vidro.
Mais horários de ônibus em Florianópolis
Devido ao feriado de finados, a Prefeitura da capital autorizou o reforço de ônibus extras, principalmente nas linhas que passam pelos cemitérios de maior movimento. O transporte público de Florianópolis vai funcionar com horário de domingo. Para o São Francisco de Assis (Itacorubi), que é o maior da Capital, os ônibus saem do Ticen, via Avenida Mauro Ramos, com a identificação no para-brisa “Cemitério”. Os horários das viagens extras vão das 07h30 até às 18h00.
A prefeitura informou também que está fazendo limpeza permanente dos locais. Na época de Finados, as famílias vão nos cemitérios limpar os túmulos, de responsabilidade de cada família, porém muitas acabam deixando o lixo no chão, por isso o aumento dos resíduos e o reforço na limpeza.
Segurança e Trânsito
A segurança e a organização do trânsito nas entradas dos cemitérios ganharão reforço da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal de São José (GMSJ). Nos cemitérios de maior fluxo, a GMSJ manterá viatura fixas exclusivas para manter a ordem e o isolamento com sinalização de algumas áreas dentro dos cemitérios, onde os automóveis não poderão entrar e transitar, exceto os veículos que estiverem levando deficientes físicos ou idosos.
A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina começa nesta quinta-feira (1/11) a Operação Finados 2018. De acordo com a PRF, a concentração da fiscalização vai ocorrer em trechos próximos a cemitérios e também em locais e horários de maior incidência de acidentes e crimes. A ação tem previsão de termino às 23h59 de domingo (4). Em Palhoça será no km 230 da BR-101, na praia da Enseada do Brito, e em São José no km 200, em frente ao Cemitério de Barreiros.
O trabalho da corporação visa principalmente evitar comportamentos que aumentam o risco de acidentes, como uso do celular ao volante, ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança – capacete, cinto de segurança ou assentos para crianças.