Como parte das ações do Outubro Rosa, o Cepon, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Sociedade Catarinense de Mastologia (SCM) e apoio da Fahece, começou nesta quinta-feira (12) um mutirão de cirurgias de reconstrução mamária para pacientes do câncer de mama. A ação irá até sábado (14) e prevê também um workshop voltado para a capacitação de mastologistas em Santa Catarina.
“O objetivo do mutirão é dar continuidade ao atendimento de pacientes à espera de reconstruções mamárias, com a realização de oito a dez cirurgias, e oportunizar atualização técnica em cirurgia reconstrutora de mama aos médicos do Cepon e do estado de Santa Catarina”, afirma o mastologista Carlos Gustavo Crippa.
De acordo com o Dr. Crippa, como são necessárias duas ou três cirurgias para que a reconstrução tenha melhores resultados, essas operações, chamadas de “segundo tempo”, se acumulam devido à quantidade. “Somos um dos únicos a realizar a reconstrução primária e as de segundo tempo pelo SUS para as pacientes em Santa Catarina”, explica.
O workshop organizado pela Sociedade Catarinense de Mastologia SCM será realizado também de 12 a 14/10. O evento contará com dois cirurgiões de renome nacional para serem preceptores dos procedimentos, juntamente com a equipe de mastologia e reconstrução do Cepon. A programação conta ainda com ciclos de palestras sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama em 18 e 19 de outubro.