A chuva fraca que cai na manhã desta quinta-feira (3/10) já é um grande alívio para as equipes que combatem o incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O fogo recomeçou próximo à Estrada Geral de Morretes, em Palhoça, por volta das 13h dessa quarta.
Durante a madrugada dessa quinta, bombeiros civis e militares, policias ambientais, servidores do Instituto do Meio Ambiente e voluntários estiveram de prontidão caso o incêndio chegasse próximo às residências juntas ao parque na Estrada de Morretes. No início da manhã as chamas chegaram até a rodovia, porém foram controladas rapidamente. Nessa parte da estrada não existem casas próximas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares, em boletim das 7h45, às 6h foi feito um sobrevoo com drone, verificando a redução da situação. Um foco de incêndio reacendeu em torno das 7h30, mas a equipe atua para o combate. A chuva fraca auxilia nesta manhã.
As equipes seguem trabalhando no local e apagando os novos focos. Em breve haverá o levantamento da área queimada nessa nova ocorrência. Há três semanas a queimada destruiu 800 hectares na mesma região do Parque do Tabuleiro.
+ Parte da área incendiada do parque é contestada pelo município de Palhoça