Um sistema de baixa pressão atmosférica que passa pelo litoral de Santa Catarina faz com que fortes chuvas caiam em boa parte do Sul do Brasil neste sábado (19/6). De acordo com o Ciram, da Epagri, somente na segunda-feira (21) a formação deve se dissipar para o oceano e alivar as precipitações em todo o estado. De acordo com previsão da Defesa Civil (DC), já no domingo deve haver poucas aberturas sol em diversas áreas, mas com possibilidades de a chuva também se manter até segunda.
Por conta do elevado acúmulo de chuva das últimas horas, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho para Santa Catarina, às 15h deste sábado, informando que com precipitação superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia é grande o risco de alagamentos e transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas pelo estado.
Já a DC avalia que o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva volumosa, deslizamentos e alagamentos pontuais na faixa mais próxima ao litoral de SC.
+ Casan retirada água de lagoa para evitar novo rompimento
Clima para amanhã (20/06)
Segundo a DC, o afastamento de uma área de baixa pressão favorece o transporte de umidade em direção ao litoral, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. Nas demais áreas, dia com variação de nuvens. Por conta dos acumulados de chuvas previsto para o sábado, o risco é moderado para deslizamentos pontuais. O dia começa com temperaturas mínimas baixas a amenas (6°C a 11°C) nos Planaltos, porção oeste e amenas (12°C a 16°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam amenas no estado, variando de 13°C a 15°C na porção oeste, 16°C a 20°C no litoral, Vale, Planalto Norte e chega aos 12°C no Planalto Sul. Ventos de quadrante leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (40 a 60 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, principalmente no período da manhã. O risco é moderado para ocorrências associadas a eventual queda de galhos e interrupção do fornecimento de energia elétrica.
Previsão para segunda-feira (21/06)
A passagem de uma frente fria oceânica aliada ao ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece o aumento de nuvens e a previsão de pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde no estado. O risco é baixo para ocorrências associadas a chuva, deslizamentos e alagamentos pontuais. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (3°C a 8°C) na porção oeste, Planaltos, baixas a amenas (9°C a 16°C) nas demais regiões. À tarde, as máximas seguem amenas, variando de 17°C a 19°C no litoral, Baixo/Médio Vale e até 14°C nas demais regiões do estado. Ventos de leste a nordeste com fraca intensidade no estado. As rajadas de ventos são ocasionais, em torno de 45 km/h.