O fenômeno da “chuva preta”, causado pela fuligem das queimadas na Amazônia e no Pantanal, continua atingindo várias cidades de Santa Catarina. Partículas de fumaça se misturam às gotas de chuva, gerando a precipitação escura em muitos municípios.
Até o momento, 22 cidades catarinenses registraram esse fenômeno. Entre elas estão Maravilha, Florianópolis, São José, Rio do Sul, Chapecó e São Miguel do Oeste. A fuligem chega a essas regiões transportada pelas correntes de ar, contribuindo para a formação da chuva preta.
Previsão do Tempo: mais chuvas e temporais
De acordo com a Defesa Civil, a previsão do tempo para o fim de semana indica mais instabilidade em todas as regiões de Santa Catarina. Com a chegada de uma frente fria e a formação de uma baixa pressão, a chuva deve se intensificar.
Na manhã de sábado, as regiões do Grande Oeste e Sul devem enfrentar temporais mais fortes, com rajadas de vento, raios e até possibilidade de granizo. Já no sábado à tarde e, principalmente, no domingo, 15, o centro-norte do estado terá volumes significativos de chuva. Em geral, os acumulados de chuva variam entre 50 e 80mm, mas podem ultrapassar 100mm em áreas do Meio-Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense.
Orientações da Defesa Civil
Nesse cenário, a Defesa Civil recomenda medidas de precaução. Fechar portas e janelas ajuda a evitar que a fumaça entre nas residências. Além disso, é importante evitar atividades físicas ao ar livre enquanto houver sinais de fumaça no ar. Outra recomendação é manter-se hidratado para proteger o sistema respiratório.
Caso surjam sinais de desconforto respiratório, a população deve procurar atendimento médico imediatamente. A Defesa Civil também alerta sobre a necessidade de acompanhar as atualizações meteorológicas, pois as condições climáticas podem mudar rapidamente.
Condições climáticas para os próximos dias
No sábado, o tempo permanecerá encoberto, com chuvas ao longo do dia. No entanto, a situação pode melhorar no fim da tarde, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Já no domingo, a chuva ainda persistirá no início do dia em todas as regiões, mas as temperaturas devem permanecer amenas devido à cobertura de nuvens.