Ciclone dá lugar ao frio durante a semana em SC

    Ventania "limpa" o céu com entrada de massa de ar frio e seco

    A passagem de um ciclone extratropical, que provoca ressaca no litoral do sul do Brasil, uma frente fria avançará por Santa Catarina ao longo da semana, trazendo chuvas e possíveis temporais, principalmente nas regiões Oeste, Planalto e Litoral Sul nessa segunda-feira (13).

    Conforme a previsão da Defesa Civil estadual, ventos fortes, especialmente nas áreas costeiras e serranas são esperados, com rajadas entre 50 e 70 km/h. A ressaca continuará por mais 24h pelo menos, com ondas atingindo entre 2 e 3m na costa e 4m em alto mar, desde o extremo sul do RS até Florianópolis.

    Após o afastamento do ciclone deve entrar uma massa de ar frio, derrubando as temperaturas na terça-feira (14), com tempo nublado, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul e Grande Florianópolis, com mínimas chegando a 6°C na serra catarinense e entre 9°C e 16°C em outras regiões.

    Publicidade

    Por causa do frio há uma preocupação maior com a população desalojada e afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Autoridades pedem que roupas e cobertores sejam doados.

    Na quarta-feira (15), a massa de ar frio e seco se estabelecerá, trazendo condições de geada ampla e mínimas abaixo de zero no Planalto Sul e Meio-Oeste. O dia será ensolarado em todo o estado, com temperaturas máximas entre 13°C e 21°C. A agitação do mar ainda pode persistir.

    Para os próximos dias, é esperado o avanço de novas áreas de instabilidade do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina, trazendo temporais e chuvas intensas entre a quinta e sexta-feira.

    Publicidade
    COMPARTILHAR