Em apenas duas semanas, Santa Catarina foi atingida por cinco tornados, confirmados por análises da Defesa Civil, demonstrando a intensidade dos eventos climáticos que estão ocorrendo no estado.
Na madrugada do último sábado (18), por volta das 2h um forte sistema de tempestade, caracterizado como uma supercélula, desencadeou um tornado no Litoral Sul catarinense, resultando em extensos danos em Balneário Gaivota e Sombrio. Segundo a Prefeitura de Baln. Gaivota, mais de 400 casas e estabelecimentos rurais foram destelhados.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência desse tornado após análise combinada de imagens de radar e registros visuais do local afetado. As imagens da região ilustram a devastação causada pela passagem do tornado com ventos superiores a 100km/h, com destruição de residências, galpões e queda de árvores.
Este tornado entre Balneário Gaivota e Sombrio marca o quinto evento confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina somente em novembro. Os anteriores ocorreram em Cunha Porã no dia 6, Tubarão no dia 11, Itá no dia 16 e em Urupema também no sábado (18).
Como ocorrem os tornados
As supercélulas são tempestades altamente energéticas com rotação, propícias para a formação de tornados, que é cacacterizado por fim quando o “funil” toca o chão. Esse tornado no Sul de Santa Catarina foi associado à presença de uma frente fria, ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e ao intenso fluxo de calor e umidade provenientes da Amazônia.
Previsão do tempo para 5 dias em SC
Canal de notícias no Whatsapp