O Brasil passou com vitória pelo primeiro jogo da Copa do Mundo 2022, no Catar, nesta quinta-feira (24/11), por 2 a 0. O primeiro tempo foi de placar nulo, sem os jogadores brasileiros conseguirem chegar ao gol, desperdiçando diversas chances. Já no segundo a seleção acertou o ataque e Richarlison marcou duas vezes – o segundo um golaço de voleio.
O técnico Tite, que fez grande mistério sobre a escalação da seleção até essa quinta, montou um time bastante ofensivo para enfrentar a Sérvia, com quatro atacantes. Começaram jogando Neymar, Richarlison, Raphinha e Vinicius Júnior. O esquema ofensivo, porém, não foi o suficiente para superar a defesa sérvia, que aguentou grande parte do jogo ao ataque brasileiro, cometendo também diversas faltas. O primeiro tempo passou em branco no placar, mesmo com diversas chances brasileiras. A seleção da Sérvia não levou nenhum perigo ao gol de Alisson. Aos 14 min, Alex Sandro chutou de fora da área, a bola batei na trave.
O segundo tempo começou similar, com o Brasil partindo para o ataue para garantir os três pontos na fase de grupo. Logo no início Raphinha perdeu grande chance (e não foi a única).
Mas a seleção canarinho continuou pressionando e chegou às redes adversárias aos 16 minutos, com Richarlison aproveitando rebote para marcar. O gol trouxe alívio ao time brasileiro, ue passou a buscar mais gols com a abertura da defesa sérvia.
Richarlison então recebeu de Vini Jr no meio da grande área, fez a bola subir, girou o corpo no ar e acertou um belo voleio. O golaço deu número final ao placar. O Brasil ainda tentou mais diversas vezes, sem conseguir marcar, acertando a trave duas vezes no segundo tempo.
Com o resultado, o Brasil é líder no Grupo G com três pontos e dois gols de saldo, seguido da Suíça com os mesmo três pontos, mas um de saldo. Na sequência, Camarões e Sérvia. Na próxima rodada, a Seleção enfrenta os suíços na segunda-feira (28), às 13h (Horário de Brasília), no Estádio 974, em Doha.
O time do Brasil foi: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Raphinha (Martinelli), Vinicius Jr (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus).