Os empregados da Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap) aprovaram na manhã desta terça-feira (13/11) acordo coletivo do trabalho com garantia de reposição salarial de 4%, recuperando os índices de inflação e reajuste de R$ 2 no vale-alimentação.
Outras reivindicações também foram incluídas no acordo, como o pagamento da avaliação de desempenho para quem for colocado à disposição pela Comcap, o aumento em quatro no total de delegados sindicais, a manutenção das conclusões de tarefa e a escala de sábados das margaridas.
A garantia de 100% da coleta da cidade feita pela Comcap – e não parcialmente pela iniciativa privada, como permitiria o projeto da Taxa de Lixo – também está no acordo coletivo.
A realização de um concurso público para trabalhadores efetivos também teve avanços. Segundo o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis), a intenção inicial da Prefeitura era enviar a proposta à Câmara de Vereadores até o dia 31 de dezembro, mas o Executivo recuou e encaminhará a pauta em regime de urgência até o dia 30 de novembro.
O presidente da Autarquia Melhoramentos da Capital Comcap, Carlos Alberto Martins, agradeceu aos empregados da Comcap e ao Sintrasem pelo fechamento do acordo coletivo sem qualquer paralisação dos serviços.
“Combatemos o bom combate”, aponta ele. “A mesa de negociação manteve o respeito mútuo e o prefeito Gean Loureiro foi muito sensível, permitindo que conseguíssemos chegar ao equilíbrio. Fechamos um acordo possível para a Prefeitura de Florianópolis e que atende as expectativas dos valorosos empregados da Comcap, os garis, as margaridas, os auxiliares operacionais que mantêm esta cidade linda e limpa.”