Teve início em Santa Catarina nesta sexta-feira (17/9) a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada a combater o desmatamento e a recuperar áreas degradadas. Em sua quarta edição nacional, a ação ocorre em 17 estados brasileiros que integram o bioma Mata Atlântica, que tem menos de 23% de área original no estado. A coordenação catarinense da operação é de responsabilidade do Ministério Público de Santa Catarina e da Polícia Militar Ambiental. A coordenação nacional é do Ministério Público do Paraná, em articulação com os Ministérios Públicos dos demais estados.
Neste ano, a expectativa é ampliar o número de fiscalizações e autuações, com a utilização ainda maior dos meios remotos de fiscalização disponíveis, como imagens por satélites.
Segundo a Coordenadora do CME, Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, em Santa Catarina, até o dia 30 de setembro, deverão ser concluídas as fiscalizações de 272 alertas de desmatamentos. “Esses alertas de desmatamento foram produzidos por imagens de satélite e somam o equivalente a cerca de 2 mil campos de futebol”, explica Pilati Polli.