Em agosto, o volume de vendas do comércio varejista ampliado no estado cresceu 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da região Sul do país e representa o quarto mês consecutivo de alta. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (8/10) pelo IBGE.
Em relação a agosto de 2019, o crescimento do comércio catarinense foi de 7,1%, bem acima da média nacional (3,9%).
Entre as atividades que puxaram o crescimento no comércio ampliado no estado em agosto, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, estão: materiais de construção (25,2%), móveis e eletrodomésticos (21,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (17,2%), tecidos, vestuário e calçados (9,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,9%).
Por enquanto, a queda do varejo no acumulado do ano é de 0,1%, o que indica uma retomada econômica.
Indústria: +6%
O IBGE também lançou dados para a indústria. Em SC, em agosto, o setor apresentou crescimento de 6% na comparação com julho. O desempenho catarinense está acima da média nacional (3,2%).
Diversos setores seguem reagindo positivamente no Estado, quando comparados com agosto do ano passado. É o caso da fabricação de máquinas e equipamentos (23,6%), produtos têxteis (11,9%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11%); materiais plásticos e de borracha (9,7%), artigos de metal (6,6%) e celulose, papel e produtos de papel 0,7%.