A comissão de saúde da Câmara de Vereadores de São José promoveu reunião virtual, em 16/7, para discutir a situação da cidade no enfrentamento do coronavírus e quais as próximas ações para evitar a disseminação da Covid-19 no município.
A convite do legislativo josefense a secretária municipal de Saúde, Sinara Regina Simioni, participou do encontro para responder aos questionamentos dos parlamentares, servidores e munícipes. Também participaram do encontro o diretor do Hospital Regional de São José, Dr. Marcelo Borges Moreira, o Capitão Fernando Ireno Vieira, e os vereadores André Guesser, Antônio Lemos, Caê Martins, Alexandre Rosa e Sanderson de Jesus. A reunião foi presidida pela vereadora Sandra Martins.
Os questionamentos mais comuns entre os parlamentares e servidores municipais envolveram a quantidade de testes disponibilizados, a organização da demanda de atendimentos nas unidades de saúde e o uso de medicação no tratamento da Covid-19.
A secretária de Saúde informou que já foram realizados mais de 6 mil testes e que a secretaria adquiriu mais 20 mil testes para realizar nas próximas semanas. Destacou também que no Cati há o centro de atendimento para sintomáticos da doença, com o objetivo de contribuir com a não circulação do vírus pelas unidades de saúde.
Sinara explicou que o ambiente conta com atendimento de equipe de saúde preparados para atender essa demanda. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e o telefone para contato é: 0800 648 7878.
Já quanto ao uso de medicamentos salientou que a recomendação é a critério médico. A secretária também apresentou o último boletim epidemiológico dos casos de coronavírus.
O Diretor do Hospital Regional de São José, Dr. Marcelo, informou que atualmente o hospital conta com 17 leitos de UTI com ventiladores respiratórios mecânicos e 12 desses leitos estão ocupados com pacientes Covid-19. Informou que tem disponível 28 leitos de internação em enfermaria, com 25 pacientes internados com a doença do coronavírus. Se for necessário, relatou o diretor, existe um plano de expansão para mais 31 leitos de enfermaria. Já a emergência foi readaptada e remanejada para um fluxo diferente para as pessoas que precisam de atendimento relacionada ao coronavírus.
A presidente da Comissão de Saúde, vereadora Sandra Martins, encerrou a reunião salientando, que as medidas tomadas até o momento pelo Legislativo e Executivo de São José têm sido de fundamental importância no combate à pandemia. Sandra ainda reiterou a importância da conscientização do autocuidado de cada cidadão josefense ao fazer sua parte, evitando também aglomerações para colaborar na contenção do coronavírus. “Isso pode fazer toda a diferença”, reforçou a parlamentar. Também agradeceu a todos os profissionais de saúde por todo empenho.